Que segurança oferece uma marcação CE?

Índice

marcação CE

Que segurança oferece uma marcação CE?

Pode tê-lo visto num dispositivo electrónico ou num brinquedo macio: a marca CE. Estas duas cartas podem ser encontradas em muitos produtos. Mas que garantias me oferece esta marcação como consumidor, e posso confiar nela? Vamos dar uma vista de olhos mais atenta a isso neste blogue.

A marcação CE é obrigatória para muitos produtos comercializados dentro da União Europeia. Especialmente para produtos provenientes de fora da União Europeia, pode ser difícil produzir e entregar produtos de acordo com as normas da UE. Os testes dos produtos são, portanto, efectuados por empresas altamente especializadas que são aprovadas para fornecer a marcação. Pode ser dispendioso para as empresas ter produtos testados, especialmente se, por exemplo, forem necessárias modificações.

CE significa Conformité Européenne, o que significa que os produtos com esta marcação cumprem as directivas que a União Europeia elaborou para este grupo de produtos. A parte que traz o produto para a UE é responsável pelo cumprimento da marcação, mesmo que o produto já contenha uma marcação quando é entregue. O controlo é feito em cada país por uma autoridade local, e podem também aplicá-lo se ocorrerem violações.

As penalizações por adulteração de tais marcações são severas. Têm de ser, porque como consumidor quer ter a certeza de que o produto que está a comprar é seguro. Pode ter consequências desagradáveis se, por exemplo, a electrónica não cumprir as normas de segurança contra incêndios. Ou se der ao seu filho um brinquedo com tinta que não tenha sido aprovado. As sanções elevadas são um meio de obrigar as empresas a levar estas regras muito a sério. Isto torna mais fácil para si, o consumidor, confiar que tudo está em ordem; afinal, não tem os recursos para fazer a sua própria verificação.

Uma das razões pelas quais estas marcações são actualmente muito discutidas é a presença de revendedores em grandes plataformas. Isto diz principalmente respeito às contas de vendas dos navios que abandonam o mercado, por exemplo na Amazónia, onde as pessoas vendem produtos provenientes, por exemplo, da China sem prestar atenção a que regras devem seguir. Isto tem causado vários problemas, mas hoje em dia as regras para estas plataformas têm sido consideravelmente reforçadas. As próprias plataformas também fazem muito para garantir que os produtos nas suas lojas na Internet tenham todos a marca CE e cumpram as normas de segurança.

Muitos produtos são obrigados a levar esta marcação, quer se trate de tinta responsável ou madeira, brinquedos ou electrónica. Existe uma norma CE para quase todos os produtos. Há também excepções, tais como cosméticos, alimentos e produtos químicos. Isto não se deve ao facto de não existirem regras para estes, mas porque muitas vezes existem regras ainda mais estritas para eles, que já são aplicadas por outro organismo. Isto significa que não é necessário acrescentar-lhes a verificação CE extra. Os produtos já são amplamente verificados quanto à sua composição e qualidade.

Se está a planear começar a vender produtos para você mesmo, este é um assunto a levar muito a sério. Quer esteja a vender através de uma plataforma bem conhecida, através da sua própria loja na Internet, ou através de mercados. Como vendedor, as suas responsabilidades mudam e precisa de se certificar de que tudo está correcto. Vender um produto sem marcação CE pode ter consequências importantes; pode ser multado, por exemplo. É ainda pior se um produto que vendeu se revelar defeituoso e causar danos. Pode ser responsabilizado por isto se tiver vendido um produto sem a marcação CE.

Tanto os consumidores como os vendedores estão a tornar-se cada vez mais conscientes da compra e venda de produtos. Como resultado, a qualidade dos produtos encomendados é mais importante do que nunca, e a Internet e os avanços tecnológicos tornaram o mercado muito mais transparente. A Internet e os avanços tecnológicos tornaram o mercado muito mais transparente, permitindo a realização de investigação adequada para garantir a qualidade dos bens de consumo. Em caso de dúvida, leia sempre as opiniões de um produto ou de um vendedor. Se há pouco a encontrar sobre isto, e o produto tem marcas pouco claras, por exemplo, pode ser sensato fazer uma escolha diferente.

Opinioes24 Notícias

As notícias são escritas de forma independente por um membro da equipa editorial. Tem alguma sugestão ou adição? Depois envie-nos um e-mail para info@opinioes24.pt.

Índice

Partilhe este artigo

Artigos recentes

Para proporcionar um serviço melhor, usa-se cookies e tecnologias semelhantes. Os cookies permitem que nós e terceiros rastreiem o comportamento do cliente no nosso site. Ao continuar a navegar no nosso site assumimos que concorda com os nossos termos. Deseja saber mais? Leia a nossa política de privacidade.