Qual é o melhor mel?

Índice

mel

Qual é o melhor mel?

É um dos alimentos mais famosos a nível mundial e em quase todos os países têm os seus próprios sabores e variedades: Mel. Este produto especial é o tema de muitas discussões, blogs e também de mitos e fábulas. Mas como é que reconheço um bom frasco de mel? E talvez mais importante, como é que reconheço um mel mau antes de o ter adquirido? 

O mel é comido em todo o mundo e é apreciado por quase toda a gente. O mel ocorre a partir do néctar que as abelhas extraem das flores, depois do qual o levam para o pente no ninho. Aqui, através de um processo natural em que as abelhas adicionam enzimas ao todo, entre outras coisas, o mel é então produzido. O sabor característico do mel de que se gosta deve-se ao tipo de flor da qual é extraído pelas abelhas.

Os méis de que muitas pessoas gostam incluem os de girassóis e o conhecido mel de acácia. Estes são acessíveis e deliciosamente doces. Há também tipos de mel que têm um sabor frutado ou mesmo um agradável sabor picante, como o mel de tomilho. Há mais de 100 tipos de origens de mel, e depois há também muitos tipos em que se realizaram experiências adicionais com o sabor. Se, como amante do mel, quiser descobrir qual o mel que sabe melhor, pode ir e experimentá-lo a todos!

Além do mel, outros produtos naturais especiais saem dos favos de mel do apicultor. Por exemplo, tem cera de abelha, própolis e geleia real. Estes são produtos que também são criados durante a vida das abelhas. A cera de abelha, por exemplo, pode ser utilizada para velas naturais ou para detergente natural. A Própolis é utilizada para todos os tipos de aplicações de saúde para seres humanos e animais. A Geleia Real é a própolis feita pela abelha-mestra, o que a torna rara e muito especial. 

A qualidade do mel depende em grande parte da qualidade do ambiente em que as abelhas vivem, e depois do processo de transformação do apicultor. Infelizmente, se as abelhas recolhem o seu néctar em áreas poluídas, as probabilidades de que produtos naturais bonitos e saudáveis possam ser feitos a partir dele não são tão elevadas. As abelhas que fazem o seu mel em áreas remotas dão geralmente melhor qualidade. Isto também torna muito difícil fazer mel orgânico, uma vez que isto coloca exigências na vasta área onde se encontram as abelhas. Em muitos países, tais áreas são quase impossíveis de encontrar.

Em seguida, trata-se da transformação do apicultor e da empresa que prepara o mel para a venda. É importante que o mel seja rodado frio, porque se isto for feito demasiado quente, as substâncias saudáveis saem do mel. O conteúdo de água é também muito importante, porque se variar apenas um pouco, o mel não se conservará tanto tempo, o que é irritante para os consumidores. O mel deve também ser armazenado hermeticamente o mais rapidamente possível para preservar a sua qualidade. 

O mel é testado em alturas diferentes por empresas que o processam se tudo correr bem. Processam mel de porcelana, por exemplo, contendo pólen que só é encontrado no Brasil? Então eles sabem que algo está errado e podem ter misturado o mel. O conteúdo de água também deve ser correcto, e não devem ter sido adicionadas substâncias ao mel. O verdadeiro mel natural consiste em 80% de açúcares naturais, mas isso não significa que seja insalubre. Isto porque há também muitas substâncias saudáveis naturalmente presentes no mel. 

Em muitos países, um certo tipo único de mel é um produto nacional. Isto pode ser, por exemplo, porque as flores das quais o mel é feito só se encontram nesse país, ou porque o mel tem propriedades especiais. Talvez o exemplo mais especial disto seja o mel da ilha de Pitcairn. Esta ilha extremamente isolada no Oceano Pacífico faz o seu próprio mel. Este produto é muito exclusivo e é vendido em lojas de departamento de luxo em Londres, por exemplo. 

O tipo de mel ao qual talvez sejam atribuídos mais benefícios é o mel de manuka. Este mel vem da Austrália e especialmente da Nova Zelândia, onde é extraído da árvore manuka. Pode-se reconhecer o mel pela sua cor frequentemente escura e pelo sabor picante que é muito característico desta espécie. Como este mel é muito caro, recomendamos sempre comprá-lo a um vendedor respeitável, ou a uma marca bem conhecida. Desta forma, evita-se a compra de um produto falso que tenha aromas adicionados a ele, por exemplo.

O que se gosta do melhor mel é simplesmente uma questão de gosto. Pode determinar antecipadamente qual é a melhor qualidade. Nisto, nem sempre é preciso encontrar a melhor qualidade em todo o mercado. Provavelmente faria bem em não comprar mel que não pode ter a certeza de ser autêntico e não contém aditivos. O mel orgânico vai um pouco mais longe, uma vez que têm requisitos de certificação ainda mais rigorosos. Portanto, se isto for importante para si, talvez seja melhor escolher o mel orgânico.

Muitos apicultores são hobbistas ou pessoas com uma grande paixão pelo ofício. A apicultura profissional tem lutado durante anos, apesar de o mel ser um produto natural tão belo. Se achar este tópico interessante, poderá considerar visitar um apicultor na sua área. É possível comprar aqui mel que tenha sido feito recentemente, ou mesmo provar um pedaço de favo de mel directamente do ninho de abelhas. Esta é uma experiência única e a maioria dos apicultores poderão oferecer-lhe muita informação interessante sobre o seu ofício, mel e abelhas.

Opinioes24 Notícias

As notícias são escritas de forma independente por um membro da equipa editorial. Tem alguma sugestão ou adição? Depois envie-nos um e-mail para info@opinioes24.pt.

Índice

Partilhe este artigo

Artigos recentes

Para proporcionar um serviço melhor, usa-se cookies e tecnologias semelhantes. Os cookies permitem que nós e terceiros rastreiem o comportamento do cliente no nosso site. Ao continuar a navegar no nosso site assumimos que concorda com os nossos termos. Deseja saber mais? Leia a nossa política de privacidade.