Porque é que é tão caro enviar uma encomenda?

Índice

encomenda

Porque é que é tão caro enviar uma encomenda?

Muitas pessoas enviam uma encomenda através de uma estação dos correios ou de um ponto de encomendas. A maioria das pessoas considera os custos para isto bastante elevados, e estes custos estão também a aumentar quase todos os anos.
Mas porque é que isto acontece? E o preço é realmente assim tão elevado quando considera o que tem de acontecer ao seu pacote e quais são os custos subjacentes para a empresa postal que trata do seu pacote?

Uma das razões pelas quais os consumidores estão a tornar-se mais críticos sobre o preço de um envio de encomendas é que muitas lojas online oferecem envio gratuito a partir de um baixo valor de encomenda. Algumas lojas online chegam ao ponto de oferecer transporte gratuito para cada encomenda, por mais pequena que seja. O que as pessoas por vezes se esquecem é que isto não significa envio gratuito. A loja continua a pagar os custos de envio ao seu parceiro de entrega. O transporte gratuito não existe de todo. Os custos de envio são calculados no preço do produto ou a loja toma estes custos extra como uma perda porque querem mantê-lo como cliente.

Esta forma de trabalhar tem dado aos consumidores a sensação de que enviar uma encomenda é algo óbvio. No entanto, é um processo complexo que tem de ser levado a cabo ao longo de muitas fases. A sua encomenda pode ter de viajar pelo país e ser entregue no endereço exacto pela transportadora. As empresas que entregam encomendas precisam de uma enorme infra-estrutura para poderem oferecer este serviço.

Não é, portanto, surpreendente que o envio de uma encomenda custe uma quantia razoavelmente elevada. É de facto um serviço bastante extenso e complicado que é comprado, mas é tão amplamente utilizado por empresas e particulares que quase parece uma necessidade da vida. Muitos aspectos da entrega devem ser organizados de forma adequada e segura, e deve haver um investimento contínuo na infra-estrutura. Esse dinheiro tem de vir de algum lado.

Por exemplo, muitas pessoas pensam que é muito importante que as pessoas na cadeia de serviços de entrega ganhem um salário justo. Infelizmente, a pressão para manter os preços baixos leva por vezes a abusos entre os correios e as empresas de correios. Isto deve-se em parte ao facto de as empresas de entregas lutarem para manter os preços, apesar de se sentirem elevadas para os consumidores. Estes problemas estão a surgir cada vez com mais frequência, de modo que as soluções podem ser encontradas mais rapidamente.

Outra questão actual é que as empresas de distribuição devem prestar atenção à sustentabilidade e às emissões. Isto exige muito investimento e leva, por exemplo, ao facto de os autocarros e camiões que têm de ser utilizados necessitarem frequentemente de substituição. Isto é porque têm de emitir menos, por exemplo, ou porque estão a ser compradas carrinhas de entregas eléctricas. Também pode ser necessário utilizar bicicletas e correios de bicicleta durante os últimos quilómetros.

O resultado final é que o preço de uma encomenda pode não ser tão elevado como parece à primeira vista. Se o preço se tornasse demasiado baixo, isto resultaria num serviço mais pobre e talvez até em abusos na cadeia. É também importante que o serviço seja bem executado. Não há nada tão irritante como uma encomenda que é atrasada ou mesmo inesperadamente se perde no processo de entrega.

Há muita concorrência no mercado dos correios e da entrega de encomendas. Muitas empresas que operam internacionalmente estão activas nos mesmos países e mercados. Porque muitas vezes competem no preço, entre outras coisas, você como consumidor nunca conseguirá obter um preço por um pacote postal que seja demasiado elevado. Uma parte que cobrasse preços demasiado altos, colocar-se-ia fora do mercado e isso faria com que os volumes caíssem. As empresas de entregas também dependem de um fluxo constante de encomendas para garantir que tudo continue a funcionar de forma eficiente e correcta.

Se tiver de decidir qual o serviço de entrega a utilizar, pode procurar qual o serviço de entrega que melhor lhe conviria. Existem serviços de entrega onde pacotes mais pesados custam mais dinheiro, enquanto outros não prestam muita atenção ao peso do pacote. O tamanho da parcela também pode ser importante. Pode também querer que a encomenda chegue ao destinatário no dia seguinte, mas se não tiver pressa, pode ser mais barato dar o serviço de entrega 3 ou 4 dias. Leia com antecedência as críticas do estafeta que pretende utilizar, para saber o que outros experimentaram com este estafeta.

Opinioes24 Notícias

As notícias são escritas de forma independente por um membro da equipa editorial. Tem alguma sugestão ou adição? Depois envie-nos um e-mail para info@opinioes24.pt.

Índice

Partilhe este artigo

Artigos recentes

Para proporcionar um serviço melhor, usa-se cookies e tecnologias semelhantes. Os cookies permitem que nós e terceiros rastreiem o comportamento do cliente no nosso site. Ao continuar a navegar no nosso site assumimos que concorda com os nossos termos. Deseja saber mais? Leia a nossa política de privacidade.