Porque é que a diferença de preço do mobiliário é tão grande?

Índice

mobiliário

Porque é que a diferença de preço do mobiliário é tão grande?

Todos nós já o experimentámos em algum momento ou noutro. Vai procurar um novo sofá ou uma nova mesa de jantar. A dada altura, encontra uma peça de mobiliário de que gosta. Olhamos então para a etiqueta de preço e ficamos chocados com o preço do produto. O oposto também pode acontecer, quando se depara com uma bela mesa que é muito mais barata do que seria de esperar. De onde vêm estas diferenças de preço e o que dizem, por exemplo, sobre a qualidade do produto?

O preço de um artigo, e certamente o preço do mobiliário e bens de consumo semelhantes, é na realidade sempre composto pelos mesmos componentes. Não importa se o produto é caro ou barato, o preço é sempre uma combinação de vários factores. Os principais factores que determinam o custo de uma tabela, por exemplo, são: Custos de material, custos de concepção, custos de mão-de-obra e custos de transporte. Claro que há outras coisas que também desempenham um papel, mas desta forma pode-se, grosso modo, derivar o preço de um produto.

Se se deparar com um produto numa grande loja de mobiliário ou num conhecido bairro de mobiliário doméstico, há uma boa possibilidade de que o móvel que tem em mente possa ser encontrado em várias casas. A vantagem de tal mobiliário é que é produzido em grandes quantidades. Desta forma, todos os custos especificados acima são divididos por um maior número de produtos. Por exemplo, desenhar um conjunto de sofá, para um objecto de desenho muito único, levará provavelmente mais tempo do que para um sofá normal. A edição do conjunto único de sofás pode ser apenas de algumas dezenas. Isto significa que o designer terá de ser pago a partir do produto de algumas dezenas de peças. Este componente é obviamente mais elevado do que quando o conjunto do sofá é vendido milhares de vezes.

Pode ir um passo mais longe e escolher uma peça de mobiliário feita à medida. Com isto, as possibilidades são incrivelmente flexíveis. Provavelmente todos os desejos são negociáveis para o criador. Naturalmente, os custos para isto são normalmente muito diferentes dos de uma peça de mobiliário numa loja. O trabalho por medida é simplesmente muito caro, por isso é sensato ter isto em conta de antemão. Se optar por mobiliário feito à medida, é sensato estabelecer claramente o preço com antecedência. Dessa forma, não será confrontado com surpresas se o produto se revelar muito mais caro do que o acordado.

Materiais como o aço e a madeira são extremamente sensíveis às flutuações de preços. Isto porque estas matérias-primas são muito populares em várias indústrias e a oferta nem sempre é estável. Portanto, uma mesa de madeira com pernas de aço, por exemplo, variará muito no preço ao longo do tempo. Se a madeira for barata no mercado mundial, as mesas de madeira tornar-se-ão automaticamente novamente mais baratas. Se a madeira é escassa, mais tem de ser paga pelo produtor, e a escassez aumenta, o que também leva a um preço de venda mais elevado. Pode parecer complicado ter isto em conta na compra de mobiliário, mas vale a pena prestar atenção quando se está a gastar muito dinheiro.

Outro grande factor no preço é a loja onde se compra. Pode imaginar que uma grande loja, com muitos funcionários e conselheiros, também tem muitos custos para manter a loja a funcionar. Isto acontece frequentemente porque os artigos são vendidos de forma mais dispendiosa do que, por exemplo, na Internet. Por outro lado, existe uma certa quantidade de serviço, e tem de se virar para algum lado se tiver problemas com a entrega, por exemplo. É muito fácil comparar preços online, mas não se pode ver primeiro o artigo na vida real. Além disso, é por vezes mais difícil entrar em contacto com o vendedor se houver um problema.

Se se demorar a encontrar um bom negócio, uma loja física ou um centro de mobiliário doméstico pode ser muito interessante. Produtos tais como mesas, cadeiras e sofás ocupam muito espaço no chão da loja. Se ficarem por vender durante demasiado tempo, é importante para a loja utilizar esse espaço para um produto que se venda bem. O produto será então provavelmente esgotado, e por vezes é mesmo possível negociar um preço mais baixo do que o indicado na etiqueta do preço. Na Internet, tem menos deste efeito, porque os espaços nos armazéns são menos caros.

Como se pode ver, o preço de um produto é uma combinação de muitas coisas diferentes. Não é de modo algum sempre que um sofá barato é de pior qualidade do que um muito caro. No entanto, acontece frequentemente que se algo parece demasiado bom para ser verdade, é sensato pelo menos fazer alguma investigação de antemão. Por exemplo, leia as análises de outros consumidores que já fizeram negócios com a empresa em questão. Em cada vez mais sítios é também possível ler comentários sobre produtos, especificamente sobre uma certa mesa de jantar ou um sofá que se tenha em mente. Desta forma, pode pelo menos ler com antecedência se os outros clientes estão satisfeitos com a sua compra.

Opinioes24 Notícias

As notícias são escritas de forma independente por um membro da equipa editorial. Tem alguma sugestão ou adição? Depois envie-nos um e-mail para info@opinioes24.pt.

Índice

Partilhe este artigo

Artigos recentes

Para proporcionar um serviço melhor, usa-se cookies e tecnologias semelhantes. Os cookies permitem que nós e terceiros rastreiem o comportamento do cliente no nosso site. Ao continuar a navegar no nosso site assumimos que concorda com os nossos termos. Deseja saber mais? Leia a nossa política de privacidade.