Existem rebuçados saudáveis?

Índice

rebuçados saudáveis

Existem rebuçados saudáveis?

Muitas pessoas estão constantemente à procura dos melhores e mais saudáveis doces. Na verdade, a questão não é se existem rebuçados saudáveis, mas sim quais são os menos nocivos para a saúde. Em suma, os doces que contêm açúcar são sempre pouco saudáveis. É claro que há gradações nisto; há doces com pouco açúcar e doces com muito açúcar. Mas isso não é a única coisa que determina se os doces são bons ou maus.

Por exemplo, hoje em dia existem muitas alternativas ao açúcar, pense em vários edulcorantes artificiais, mas também em edulcorantes naturais como o stevia. Stevia é uma erva que naturalmente dá um sabor doce, sem essas más qualidades de açúcar. O sabor é um pouco desgostoso para a maioria das pessoas, o que faz com que não seja realmente adequado para os doces comuns, é principalmente utilizado para adoçar o chá. Outras alternativas ao açúcar têm também diferentes vantagens e desvantagens. Por exemplo, também se pode utilizar mel, mas este também contém açúcares naturalmente.

Existem hoje em dia alternativas muito melhores aos doces tradicionais no mercado. Por vezes, nós próprios já não nos apercebemos de quão más estas são realmente para a nossa saúde, porque são comidas quase diariamente desde a nossa infância, por exemplo, ou porque fazem parte de um hábito diário. Alguns doces não podem fazer mal, claro, mas ainda assim pode ser útil procurar uma alternativa mais saudável. Aqui, por vezes, os doces orgânicos ou naturais, por exemplo, são um pouco melhores do que os doces produzidos artificialmente.

Não se sinta demasiado tentado no supermercado ou guiado por anúncios. Muitas vezes dão inteligentemente a impressão de que os doces são menos nocivos para a saúde do que se pensa. Isto é feito, por exemplo, com textos tais como: 25% menos açúcar. Isso não diz grande coisa, pois ainda pode significar que há muito açúcar num produto. Mesmo os doces com legumes ou fruta podem, normalmente, ser rapidamente desmascarados como alternativas saudáveis. Leia sempre os ingredientes na embalagem e veja a tabela nutricional que deve ser obrigatória na mesma. Dessa forma, sabe exactamente o que está no produto!

 Em vez de procurar doces saudáveis, talvez seja melhor aceitar que os doces não são simplesmente saudáveis e ser tão moderados quanto possível. Isto irá ajudá-lo a aprender a desfrutar dos momentos em que come um doce em vez de querer comer quantidades maiores que são más para si e provavelmente não acrescentam assim tanto. Provavelmente comerá estas quantidades mais por hábito do que porque ainda gosta realmente de cada doce. 

Também pode realmente procurar uma alternativa saudável ao snacking, porque ela existe! Antes de se esperar demasiado agora, trata-se de um tipo de alimento diferente como alternativa aos doces. O açúcar é relativamente fácil de desmamar, se nunca mais comesse açúcar, não o perderia de todo após um período de tempo relativamente curto. Assim, pode mudar para nozes, frutos secos ou amendoins crus, por exemplo. Estes são muito mais saudáveis e tão saborosos como os doces açucarados, se nos dermos uma oportunidade de nos habituarmos a eles. Basta estar ciente de que estas ainda são altas em calorias, por isso é sensato continuar a ser moderado quando as comer.

Contudo, há tipos de doces que não se qualificam realmente como doces, que se qualificam como petiscos saudáveis. Estes incluem pipocas salgadas, arroz tufado ou waffles de milho. Estes contêm poucos ou nenhuns açúcares e podem por isso ser considerados um lanche responsável em pequenas quantidades. Além disso, se adora uma tigela de queijo fresco ou iogurte com frutos secos ou cacau cru, este pode ser um momento delicioso que parece um lanche a pleno vapor.

O resultado final é que, como acontece com a maioria dos tópicos quando se trata de nutrição, é importante continuar a pensar logicamente. Claro que um pouco de doce de vez em quando não é nada mau. Comer demasiado de alguma coisa não é normalmente bom. Tenha em mente que será tentado de muitas maneiras no supermercado e tente não ir à loja com fome. Isto impedi-lo-á de voltar para casa com todo o tipo de doces e bolachas que acabará por não conseguir resistir num momento de fraqueza. Divirta-se de forma responsável e cuide bem de si!

Opinioes24 Notícias

As notícias são escritas de forma independente por um membro da equipa editorial. Tem alguma sugestão ou adição? Depois envie-nos um e-mail para info@opinioes24.pt.

Índice

Partilhe este artigo

Artigos recentes

Para proporcionar um serviço melhor, usa-se cookies e tecnologias semelhantes. Os cookies permitem que nós e terceiros rastreiem o comportamento do cliente no nosso site. Ao continuar a navegar no nosso site assumimos que concorda com os nossos termos. Deseja saber mais? Leia a nossa política de privacidade.