Como posso evitar danos auditivos?

É uma questão cada vez mais actual e está também a tornar-se cada vez mais claro que está à espreita para muitas pessoas: danos auditivos causados por música demasiado alta, ruídos altos como fogos de artifício ou práticas de trabalho inseguras. Este é um grande problema e, na maioria dos casos, os danos auditivos são irreversíveis. Como evitar o desenvolvimento de lesões auditivas tanto em tenra idade como mais tarde na vida?

Índice

danos auditivos

Quais são os níveis máximos de ruído?

Há uma crescente sensibilização e regulamentação em termos de níveis sonoros máximos permitidos em festivais ou clubes nocturnos, por exemplo. Normalmente, este padrão é fixado em 103 decibéis e há esforços por parte de grupos de advocacia para que este valor seja ainda mais baixo. É melhor garantir que tem bons tampões auditivos se for a um local onde sabe que haverá música alta. Isto poderia ser um festival ou uma discoteca, mas também uma festa normal onde a música é alta. Não tem de se preocupar que isto esteja desafinado, cada vez mais pessoas estão a usar tampões para os ouvidos e estes tornam o som mais suave, mas ainda se podem compreender bem uns aos outros. 

Quando é que o som é demasiado alto?

É geralmente aceite que a partir de cerca de 100 decibéis, o som já não se sente agradável. No entanto, isto é muito pessoal; o limite é diferente para todos. Se o ruído já não soar agradável, é sensato tomar medidas para assegurar que o nível de ruído diminua um pouco. Nem 50 decibéis é metade tão alto como 100 decibéis. Com cada 10 decibéis, o som é cerca de duas vezes mais alto. Portanto, a diferença entre 100 e 110 decibéis é muito grande e pode também significar uma grande diferença no impacto na sua saúde. A partir de 120 decibéis, o som torna-se doloroso e, portanto, realmente perigoso. Depois é preciso pensar no nível de um motor de avião que se encontra perto. 

O que posso fazer para evitar danos auditivos?

Como discutido anteriormente, existem muito bons tampões auriculares no mercado que são amplamente utilizados. Pode mandar fazer estes por medida ou encomendá-los prontos a fazer. Há muitas variantes disponíveis. Por exemplo, pode optar por tampões auditivos especialmente feitos para música alta, que ainda permitem a passagem do som mas atenuam o número de decibéis. Também pode optar por tampões auriculares de fecho real, por exemplo, se vai utilizar ferramentas que fazem muito barulho. Não se esqueça também de prestar atenção ao acender fogo de artifício ou se estiver em risco de franja alta. É aí que os danos auditivos agudos são mais prováveis de ocorrer.

O que posso fazer se tiver sofrido danos auditivos?

A investigação demonstrou que uma grande proporção de pessoas está em risco de lesões auditivas temporárias ou mesmo permanentes. É muito importante fazer tudo o que estiver ao seu alcance para o evitar, uma vez que os danos são muitas vezes irreversíveis. Isto deve-se em parte ao facto de problemas comuns, como o zumbido, não estarem directamente no ouvido, mas no cérebro. Como resultado, não há curas para eles. No entanto, pode frequentemente evitar uma maior deterioração, protegendo-se devidamente. Contacte sempre um profissional se sofrer de problemas auditivos. Se sofrer de perda auditiva, pode contactar um audiologista. Eles podem fazer uma medição para testar a qualidade dos seus ouvidos e possivelmente encaixar um aparelho auditivo.

Como posso encontrar um bom audiologista?

É muito importante levar a sério a sua audição e a qualidade dos seus ouvidos. É uma parte importante da sua saúde e bem-estar. Se já não consegue ouvir bem, isso prejudica a sua qualidade de vida. É portanto aconselhável contactar um audiologista se tiver problemas ou suspeitar de problemas. Se ler previamente resenhas sobre diferentes audiologistas, terá uma boa ideia da experiência dos clientes anteriores. Além disso, a maioria oferece a opção de fazer primeiro uma marcação sem compromisso. Desta forma, pode primeiro sondar se a empresa se sente bem para si e se pretende continuar o processo.

Opinioes24 Notícias

As notícias são escritas de forma independente por um membro da equipa editorial. Tem alguma sugestão ou adição? Depois envie-nos um e-mail para info@opinioes24.pt.

Índice

Partilhe este artigo

Artigos recentes

Para proporcionar um serviço melhor, usa-se cookies e tecnologias semelhantes. Os cookies permitem que nós e terceiros rastreiem o comportamento do cliente no nosso site. Ao continuar a navegar no nosso site assumimos que concorda com os nossos termos. Deseja saber mais? Leia a nossa política de privacidade.