Como é que reconheço cosméticos e perfumes falsos?

Índice

cosméticos

Como é que reconheço cosméticos e perfumes falsos?

Tem havido sempre um comércio animado de produtos falsificados e mercadorias falsificadas. Isto aconteceu durante muito tempo nos mercados ou por vendedores que vendem directamente aos consumidores. Com o advento da Internet, o mercado de cosméticos e perfumes falsos tornou-se muito maior. Há também muito mais dinheiro a ser feito neles. Como resultado, os produtos estão a tornar-se cada vez mais difíceis de distinguir do real e os vendedores de produtos falsificados estão a tornar-se cada vez mais inteligentes. Mas há formas de distinguir o real do falso, e entraremos nisto mais detalhadamente a seguir.

Antes de mais, pode perguntar-se porque é importante utilizar um produto real. Por vezes, uma falsificação pode ser muito mais barata e funcionar igualmente bem na sua opinião. Então porque não poupar dinheiro ao comprar um produto de imitação barato? A principal razão, é claro, é que é ilegal. É contra a lei comprar conscientemente produtos contrafeitos. Isto não é razão suficiente para que algumas pessoas não o façam, mas é algo que deve ser levado a sério.

A razão mais importante para si como utilizador é: Não sabe exactamente quais os ingredientes que foram utilizados para fazer a contrafacção. Isto é muito importante! Cosméticos e perfumes de marcas conhecidas são sempre extensivamente testados e aprovados, todos os tipos de testes têm de ser passados antes de um produto ser permitido no mercado. Isto garante-lhe, enquanto consumidor, que o produto que está a utilizar é seguro e que contém efectivamente os ingredientes mencionados no rótulo. Os produtos falsos não têm estas garantias, pelo que não faz ideia do que está a colocar na sua pele ou a pulverizar no seu corpo. Isso pode ser muito perigoso. Pode ser alérgico a uma determinada substância ou podem ter sido utilizados produtos químicos muito fortes que possam afectar a sua saúde. Estes tipos de riscos são muitas vezes maiores se se comprar deliberadamente uma falsificação.

Outro aspecto importante é a forma como os produtos são testados. Actualmente, existem muitos regulamentos relativos aos testes de cosmética, especialmente na área dos testes em animais. Se é importante para si que os produtos tenham sido produzidos de forma humana, sem crueldade e sem testes em animais, quer ter a certeza de que isso é respeitado. Se comprar um produto falso, poderá ser parcialmente responsável por alguns testes em animais, mas nunca poderá excluí-lo completamente. Marcas cosméticas bem conhecidas são avaliadas extensivamente sobre isto e muitas vezes têm de se justificar. Para que possa utilizar produtos “Sem Crueldade” garantidos.

Mas como pode ter a certeza de que os produtos que compra são autênticos? Como pode ter a certeza de que um vendedor num mercado online não o está a enganar enviando um produto falso? Há uma série de maneiras de o fazer. Antes de mais, é uma boa ideia não se deixar enganar por acordos que parecem demasiado bons para serem verdadeiros. A maior parte das vezes é. Muitos cosméticos têm um preço bastante fixo. Se de repente se deparar com o seu perfume preferido a metade do preço, poderá perguntar-se porquê. É então sensato ser mais vigilante. Com “novos” produtos da sua marca favorita, verifique sempre se eles existem realmente. Por vezes, os falsificadores são muito criativos no fabrico deste tipo de produtos.

Verificar cuidadosamente a embalagem. É claro que as marcas de cosméticos também estão conscientes do problema da contrafacção. É por isso que fornecemos sempre embalagens com um selo de fábrica. Se este for quebrado, já não pode ter a certeza de que o conteúdo permaneceu inalterado e deve contactar o vendedor ou fornecedor. Verifique também se o logotipo e a caixa estão exactamente correctos e correspondem às imagens na Internet. Por vezes, os falsificadores tentam escapar à acusação, fazendo um artigo ligeiramente diferente e depois afirmando que se trata da sua própria marca.

Em caso de dúvida, é também uma boa ideia contactar o vendedor. Se comprar numa loja de confiança na Internet ou numa grande loja, eles não terão qualquer problema em ajudá-lo com as suas perguntas. Se comprar um produto a uma pessoa privada num mercado online, peça sempre o recibo ou a prova de compra. Isso dá alguma segurança extra.

É bom mencionar que não só as grandes lojas ou empresas da Web o podem ajudar com cosméticos e perfumes autênticos. Há também empresas mais pequenas que o podem ajudar com acordos interessantes sobre cosméticos. Por exemplo, existem empresas que vendem os mesmos produtos em muitos países diferentes. Se o produto é mais barato num país do que noutro, há comerciantes inteligentes que importam estes produtos. Isto significa que pode receber a embalagem numa língua diferente, mas comprá-la a um preço mais barato. Evidentemente, isto deve ser claramente declarado com antecedência.

Claro que é sempre uma boa ideia ler as críticas do vendedor com quem quer fazer negócio antes de fazer a sua compra. Os consumidores que foram antes de si já partilharam as suas experiências. Se um vendedor receber muitas críticas negativas, por exemplo dúvidas sobre a autenticidade dos produtos, pode procurar outra loja. Desta forma, evita-se ser sobrecarregado com um produto falso, quer se goste ou não, com todas as consequências que isso implica.

Opinioes24 Notícias

As notícias são escritas de forma independente por um membro da equipa editorial. Tem alguma sugestão ou adição? Depois envie-nos um e-mail para info@opinioes24.pt.

Índice

Partilhe este artigo

Artigos recentes

Para proporcionar um serviço melhor, usa-se cookies e tecnologias semelhantes. Os cookies permitem que nós e terceiros rastreiem o comportamento do cliente no nosso site. Ao continuar a navegar no nosso site assumimos que concorda com os nossos termos. Deseja saber mais? Leia a nossa política de privacidade.