A quantidade ou qualidade das opiniões é mais importante?

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A quantidade ou qualidade das opiniões é mais importante?

Se estiver a ler este post, é provável que, como consumidor, já compreenda a importância das críticas e procure sempre uma empresa antes de comprar ou encomendar. Cada vez mais pessoas compreendem a importância de uma revisão. Afinal, esta é uma das poucas formas de formar uma opinião sobre uma empresa ou serviço antes de você próprio ter tido qualquer experiência com ela. Desta forma, pode reunir informações valiosas antes de ter gasto dinheiro com uma empresa.

Há vários locais na Internet onde se podem encontrar críticas. Há uma série de diferenças entre eles. Por exemplo, existe a possibilidade de uma loja na Internet ter uma festa onde podem recolher críticas dos clientes mediante o pagamento de uma taxa. Isto é feito através de um convite que o cliente recebe após a conclusão da encomenda. O cliente pode então escolher se quer ou não escrever uma crítica sobre a empresa. 

Também se pode ler frequentemente resenhas no perfil de uma empresa no Google. Estas análises do Google têm um impacto relativamente elevado porque aparecem em muitas pesquisas. No entanto, o Google ainda não tem um sistema de verificação destas revisões. É por isso que as revisões nos perfis do Google indicam que não foram verificadas. No entanto, as empresas podem comunicar revisões injustificadas para que um funcionário da Google possa verificar manualmente se a revisão cumpre os requisitos.

Finalmente, também pode encontrar opiniões num website como aquele em que se encontra agora. Recolhemos revisões de forma orgânica. Não pedimos revisões aos clientes, não enviamos e-mails e não temos qualquer incentivo financeiro para publicar boas ou más revisões. Isto acontece porque as empresas não nos pagam para escrever críticas. Isto traz consigo uma responsabilidade. Dispomos de vários sistemas automáticos para assegurar que as revisões são autênticas. Além disso, cada revisão escrita nesta plataforma é verificada manualmente. Desta forma, garantimos que cada revisão cumpre os nossos requisitos políticos.

A recolha de revisões numa plataforma com uma assinatura paga vem com alguns problemas. É muitas vezes possível às empresas enviarem manualmente convites aos clientes, o que pode resultar em saltar clientes onde algo correu mal. Além disso, as revisões podem por vezes ser moderadas, ou não são publicadas imediatamente após terem sido escritas. Isto pode ser em detrimento da transparência de uma plataforma, mesmo que de outra forma respeitem todas as regras.

Porque os clientes de empresas com uma subscrição paga a uma grande plataforma recebem automaticamente um convite de revisão, é por vezes o caso de empresas que recolheram dezenas de milhares de revisões. Por um lado, isto diz algo sobre a dimensão da empresa. Fazer compras numa empresa grande e fiável é agradável para muitos consumidores. Por outro lado, as revisões individuais perdem-se um pouco no processo. Talvez um desses dezenas de milhares de escritores de críticas tenha partilhado uma visão muito útil, mas devido ao excesso de críticas, provavelmente nunca mais ninguém voltará a ver essa mensagem.

Ao recolhermos críticas, sem estarmos constantemente a enviar ou a telefonar aos consumidores, recebemos muito menos opiniões do que as grandes plataformas pagas. As pessoas que acabam por nos acompanhar, escrevem, em média, críticas mais longas e têm, portanto, uma história mais bem fundamentada. Uma crítica com 1 ou 5 estrelas, com apenas a palavra “Bom” ou “Mau” acrescenta realmente muito pouco ao leitor da crítica. Esta pessoa está provavelmente à procura de críticas na Internet porque quer ler sobre a experiência de outros clientes. Nesse caso, 1 crítica bem escrita é provavelmente muito mais útil do que mil críticas com apenas uma pontuação. 

Todas as formas de opiniões podem ter um objectivo no seu processo de tomada de decisão como cliente. A decisão de lidar ou não com uma empresa depende de vários factores, mas a confiança na empresa com que se vai fazer negócios é sempre importante. Portanto, certifique-se de que compreende como foram criadas as críticas que leu. Desta forma também se pode atribuir valor à pontuação que se vê. Uma média de 7/10 num sítio pode valer mais do que 9,5/10 num outro. Ainda não está convencido? Em seguida, leia as análises de diferentes sítios e plataformas. Isto dar-lhe-á uma imagem mais completa da empresa que está a investigar. 

Lembre-se também que uma análise sobre uma empresa não é o mesmo que uma análise sobre um produto. Talvez uma empresa trabalhe de uma forma muito boa e amiga do cliente, e não há motivo para insatisfação. Isso nem sempre diz algo sobre o produto que se compra. Por isso, se vai comprar um aspirador de pó, não se limite a ler críticas sobre a loja onde o quer comprar. Não se esqueça de procurar o que os consumidores pensam do aspirador de pó em si. Dessa forma, pode ter a certeza de ter feito os seus trabalhos de casa e pode fazer a sua encomenda sem stress.

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