A ChatGPT pode ajudar os consumidores a tomar melhores decisões?

O ChatGPT começou com a sua versão 3.0 e tem vindo a fazer actualizações e lançamentos regulares. Está a mudar a forma como os consumidores se comportam, sobretudo quando se trata de fazer compras.

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Como é que o ChatGPT ajuda os consumidores a tomar melhores decisões de compra

O ChatGPT ganhou popularidade nos últimos meses devido às suas capacidades de pesquisa. Um estudo da CBS mostrou que o ChatGPT atingiu 100 milhões de utilizadores activos mensais em dois meses, superando a maioria das plataformas de redes sociais. O ChatGPT tem sido o tema de conversa da Internet porque é uma ferramenta poderosa para gerar texto semelhante ao humano, dependendo do input que recebe.

O acesso através de um navegador HTML-5 torna-o fácil, rápido e eficiente para a maioria dos utilizadores da Internet. Se consegue utilizar um smartphone, pode definitivamente utilizar o ChatGPT. Atualmente, cada vez mais pessoas estão a utilizá-lo para tomar decisões de compra, aumentando ainda mais a sua popularidade. Mas o que é o ChatGPT e como pode beneficiar os consumidores?

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é uma ferramenta de pesquisa que tem crescido constantemente em popularidade desde o seu lançamento em novembro de 2022. No entanto, sua jornada começou em 2015, quando a OpenAI veio à tona como uma empresa de pesquisa de inteligência artificial. A empresa foi fundada por um grupo de empresários e pesquisadores, com nomes na lista incluindo Sam Altman. Outros investidores da lista incluem a Microsoft e a Sequoia Capital.

Como é que o ChatGPT funciona?

Se perguntar a muitas pessoas sobre o ChatGPT, a maioria dir-lhe-á que só precisa de um prompt para produzir dados. O ChatGPT funciona através do seu transformador generativo pré-treinado ou GPT. O GPT usa algoritmos especiais para identificar padrões em sequências de dados para lhe dar a resposta mais provável.

O ChatGPT funcionava originalmente no modelo GPT-3, mas desde então mudou para GPT-3.5 e GPT-4. A versão 3.5 é gratuita e passou por um processo de ajuste fino do seu algoritmo. O ChatGPT Plus, por outro lado, utiliza a versão GPT-4, que é mais rápida e utiliza plug-ins de Internet. Isto permite-lhe lidar com tarefas mais complexas, como descrever fotografias, gerar legendas e dar respostas mais detalhadas.

Evitar imprecisões ao utilizar o Chat GPT

O ChatGPT depende muito da sua capacidade de utilizar o prompt correto e de fornecer detalhes precisos. Se um utilizador introduzir informações vagas, é provável que os resultados sejam menos eficientes do que os de alguém que compreendeu como utilizar o sistema. Embora seja bom ser educado ao introduzir as mensagens, obterá sempre os melhores resultados se der comandos ao ChatGPT.

Como é que o ChatGPT influencia a tomada de decisões do consumidor?

Agora que já sabe como funciona o ChatGPT, deve estar a perguntar-se “como é que ele altera os padrões e o comportamento dos consumidores? As pesquisas mostram que muitos consumidores recorrem ao ChatGPT para pesquisar, especialmente quando fazem compras. Consultam a ferramenta primeiro para obter informações antes de embarcarem nas suas compras. Como é que isto está a acontecer? Continue a ler para descobrir!

Fazer uma comparação de produtos

A comparação desempenha um papel vital na decisão de compra. Um consumidor deve primeiro examinar e comparar os produtos disponíveis de diferentes marcas. Isto pode incluir a cor, o preço, a funcionalidade, a eficácia e as preferências pessoais.

Por exemplo, se um consumidor quiser comprar um sapato, terá em conta o conforto, o preço, as características adicionais e o amortecimento. Se tiver duas ou três opções, irá restringir a escolha a essas características. Com a ferramenta ChatGPT, o consumidor pode simplesmente escrever uma pergunta e pedir uma comparação das três marcas de sapatos que está a considerar.

Ao utilizar as instruções correctas, o sistema fornece-lhes as informações necessárias para tomarem uma decisão. Alguns dos detalhes que um consumidor pode precisar de introduzir no ChatGPT para obter um melhor desempenho incluem o tipo de terreno em que vai utilizar os sapatos, o seu nível de conforto preferido, as características adicionais que pretende e a frequência com que corre.

Com esta informação, o ChatGPT pode fornecer-lhe uma descrição da utilidade de cada sapato e a melhor opção para si com base na sua seleção. Toda esta informação facilita a tomada de decisão de compra.

Obter conselhos de especialistas

O ChatGPT funciona sintetizando informações de uma variedade de fontes em respostas coerentes que são relevantes para o seu tópico preferido. Estas respostas simulam as de um ser humano experiente. Uma vez que se trata de uma ferramenta de linguagem natural, a informação que o consumidor recebe é fácil de compreender.

Se for um consumidor à procura de conselhos de especialistas, é provável que tenha de analisar toneladas de artigos no seu motor de busca. Isto pode ser moroso e cansativo.

Para obter melhores resultados, é necessário pedir ao ChatGPT que actue como um especialista. Neste exemplo, um consumidor quer saber como curar rapidamente um tornozelo torcido. A melhor abordagem seria pedir ao ChatGPT para atuar como um fisioterapeuta especialista e dar conselhos especializados sobre como resolver o problema.

O prompt acima é muito melhor do que apenas digitar “como curar um tornozelo torcido”. Ao pedir ao sistema que actue como um especialista e forneça mais informações, permite-lhe ser mais humano e fornecer formas práticas de abordar o problema.

Se um consumidor estiver a considerar duas joelheiras, o pedido “agir como” ajudá-lo-á a saber qual é a melhor, dependendo da extremidade da lesão. Para além da recomendação, também o aconselhará a visitar fisicamente um fisioterapeuta para obter mais informações.

Obter respostas a perguntas precisas em segundos

Não há nada melhor do que obter respostas às suas perguntas em poucos minutos. Se estiver num centro comercial e estiver indeciso entre comprar o produto A ou o produto B, a última coisa que quer é ter de esperar mais de 5 minutos para saber o que escolher. Ou se estiver a navegar numa grande aplicação como o TEMU, alguma ajuda pode ser muito bem-vinda.

O ChatGPT funciona em segundos e garante que os consumidores obtêm respostas quando as querem. Isto torna a decisão de compra mais fácil e simples. Vejamos o exemplo de uma pessoa numa mercearia que não consegue decidir se compra pão biológico ou não biológico.

Uma vez que tem acesso fácil ao sistema no seu telemóvel, pode digitar rapidamente ChatGPT e obter uma lista dos prós e contras de cada opção. Com o comando certo, pode utilizar a ferramenta para pesquisar os ingredientes utilizados e obter detalhes precisos em segundos.

O futuro do ChatGPT

O ChatGPT tem um enorme potencial para revolucionar as indústrias em todo o mundo. O sistema tem capacidades incríveis de processamento de linguagem natural e tornou-se uma óptima ferramenta tanto para os consumidores como para as empresas.

Para os consumidores, o sistema pode fornecer informações sobre um determinado serviço ou produto em segundos. Isto influencia o seu processo de tomada de decisão, uma vez que a decisão de comprar ou não se baseia nas suas percepções.

Para as empresas, permite-lhes melhorar a comunicação, acelerar o crescimento e inovar mais. Enquanto empresa, é necessário compreender a mudança no comportamento do consumidor e melhorar o seu jogo para se manter competitivo. Se os consumidores tiverem de esperar mais de um minuto por uma resposta da sua equipa de apoio ao cliente, é mais provável que os perca, uma vez que o ChatGPT e outras tecnologias de IA fornecem respostas em segundos. A sua melhor aposta é abraçá-la e integrá-la nos seus sistemas, de modo a aumentar a eficiência e a satisfação dos clientes, ao mesmo tempo que os capacita para tomarem decisões informadas. Existem também aplicações que utilizam a IA de forma inteligente, como a monday.com.

Conclusão

O ChatGPT começou com a sua versão 3.0 e tem vindo a fazer actualizações e lançamentos regulares. Está a mudar a forma como os consumidores se comportam, sobretudo quando se trata de fazer compras.

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